Seção: Tutoriais VoIP

 

Telefonia IP: Ambiente Corporativo

 

Com o crescimento das redes LAN (intra-office) e com a adoção crescente do conceito WAN (inter-offices) fazendo uso de facilidades do tipo VPN fornecidas pelas operadoras de serviços de dados, a telefonia IP tem encontrado um grande espaço para a sua implantação no ambiente corporativo, substituindo os PABX’s tradicionais pela solução PABX-IP. Suas principais vantagens são:

  • Uso de cabeamento comum para voz, vídeo e dados;
  • Uso do mesmo grupo de suporte (helpdesk e manutenção de TI);
  • Mesmo hardware;
  • Mesmos fornecedores;
  • Elimina a limitação geográfica de cabeamento e equipamento;
  • Facilita a mobilidade de usuários sem a respectiva reestruturação de localidades e sistemas;
  • Integra agendas e outros serviços telefônicos com aplicações baseadas no conceito Web-browser.

A figura a seguir mostra uma arquitetura típica para uma corporação com mais de um escritório.

 

 

Apresenta-se a seguir cada um dos elementos desta arquitetura.

 

Rede Local (LAN)

 

Em cada escritório (matriz e as várias filiais) existe uma rede local, constituída pelo cabeamento de dados, pelos servidores de aplicações de dados e de telefonia IP, e pelos diversos terminais que podem ou não possuir as funcionalidades de VoIP.

 

Terminais

 

Em cada escritório existem terminais de dados (PC), terminais multimídia (TM) e terminais de telefonia IP (Tel IP), todos conectados a uma infra-estrutura comuns de rede de dados.

 

O deslocamento de pessoal é facilitado pois os terminais podem ser conectados em qualquer escritório sem alteração de infra-estrutura e sistemas, e todas as facilidades configuradas para o perfil do usuário podem ser acessadas.

 

Roteador (ROT)

 

Equipamento responsável pela interface entre a rede local e o provedor de rede IP. Participa da funcionalidade de VPN, e pode ter adicionalmente as funções de Firewall e, em redes de menor porte, de gateway para interface com o STFC.

 

Gateway (GW)

 

É o equipamento responsável pela interoperabilidade entre a rede local e o STFC (e/ou sistemas de telefonia móvel). Ele executa a conversão de mídia em tempo real (Voz analógica x Voz digital comprimida) e a conversão de sinalização para as chamadas telefônicas.

 

Call Manager (CM)

 

É o equipamento responsável pelo gerenciamento de chamadas. O call manager implementa as funções de gatekeeper (GK), gerenciando os elementos que fazem parte do sistema VoIP, e gerencia as chamadas, fornecendo serviços de tradução de endereçamento IP, controle do GW, entre outros.

 

Pode ser implementado através de equipamentos redundantes e backups em locais distintos. Normalmente existe um equipamento principal no escritório matriz (redundante e com backup em outro escritório), que mantém a configuração de toda a rede, e equipamentos secundários nos outros escritórios, que conhecem apenas suas redes internas.

 

As chamadas que envolvam escritórios distintos necessariamente envolvem o equipamento principal localizado na matriz.

 

Application Server (AS)

 

É o equipamento que fornece serviços adicionais ao sistema VoIP. Dentre esses serviços pode ser destacados: caixa postal de Voz (voice mail), unidade interativa de resposta audível (IVR) e serviços de agenda telefônica.