Seção: Tutoriais VoIP

 

Telefonia IP: Introdução

 

A Comunicação de Voz em Redes IP , chamada de VoIP, consiste no uso das redes de dados que utilizam o conjunto de protocolos das redes IP (TCP/UDP/IP) para a transmissão de sinais de Voz em tempo real na forma de pacotes de dados.

 

A sua evolução natural levou ao aparecimento da Telefonia IP, que consiste no fornecimento de serviços de telefonia utilizando a rede IP para o estabelecimento de chamadas e comunicação de Voz. A voz sobre o protocolo IP por si só não satisfaz todas as necessidades já que a Rede Pública de Telefonia Comutada comporta, por enquanto, a grande maioria dos usuários.

 

Desta forma é necessário fazer com que as duas se interliguem até que a transição, que está em processo embrionário, conclua com a totalidade da tecnologia VoIP mantendo a mesma qualidade de serviço (QoS) da segunda citada.

 

Vale salientar que todos os tópicos deste trabalho são baseados no protocolo H.323, regulamentado pela ITU citando também o protocolo SIP criado mais recentemente, mas não sendo o protocolo padrão da entidade citada.

 

Telefonia sobre o Protocolo IP

 

A Telefonia IP suporta chamadas de telefones convencionais para computadores e vice-versa (dependendo da disponibilidade da operadora de telefonia IP), sendo um passo significativo para interconexão de redes de voz e dados. Uma ligação é direcionada através da RPTC ao gateway mais próximo, convertendo o sinal analógico para pacotes IP encaminhado através da Internet ao gateway de destino.

 

Figura 1: Topologia PC-Telefone-Internet.

 

Nas redes IP os pacotes de dados com informação de Voz são enviados de forma independente, procurando o melhor caminho para chegar ao seu destino, de forma a usar com maior eficiência os recursos da rede. Os pacotes de dados associados a uma única origem de comunicação de Voz podem, portanto, seguir caminhos diferentes até o seu destino, ocasionando atrasos, alteração de seqüência e mesmo perda desses pacotes.

 

A tecnologia desenvolvida para a comunicação VoIP, implementada através dos novos protocolos, assegura a reordenação dos pacotes de dados e a reconstituição do sinal original, compensando o eco decorrente do atraso fim-a-fim dos pacotes de dados, o jitter e a perda de pacotes.

 

Estes novos protocolos funcionam como aplicações específicas sobre o protocolo IP para prover comunicação em tempo real e sinalização de chamadas para as aplicações de Voz. Esses protocolos são executados por máquinas existentes nas redes IP (roteadores, switches) e por novos elementos que complementam a arquitetura dos sistemas de Telefonia IP.

 

A estrutura básica de uma solução em telefonia IP começa pela Rede IP, que é uma rede de dados que utiliza os protocolos TCP/IP , tendo como função básica transportar e rotear os pacotes de dados entre os diversos elementos conectados a rede.

 

O terminal telefônico IP é o telefone preparado para a comunicação de Voz em redes IP. Tem todas as funcionalidades e protocolos necessários instalados para suportar comunicação bidirecional de Voz em tempo real e a sinalização de chamadas entre outro terminal telefônico IP, gateway e Multipoint Control Unit , sendo responsável pela conferência, terminal multimídia, call centers e videoconferência.

 

Como elemento de interconexão com a Rede de Telefonia Fixa Comutada e PABX, o gateway executa a conversão de mídia em tempo real (Voz analógica x Voz digital comprimida) e a conversão de sinalização para as chamadas telefônicas. O controle efetivo das chamadas em andamento é executado pelo Gateway Controller .

 

Gatekeeper é o equipamento responsável pelo gerenciamento de um conjunto de equipamentos dedicados a telefonia IP, quais sejam: Telefone IP, Terminal Multimídia, Gateway , Gateway Controler e Multipoint Control Unit . Suas principais funções são: executar a tradução de endereçamento dos diversos equipamentos convertendo os "apelidos" dos terminais em endereços IP , controlar o acesso dos equipamentos à rede dentro de sua Zona, e controlar a banda utilizada limitando-a para uma fração do total disponível.

 

Outras funcionalidades opcionais podem ser adicionadas, entre elas: autorização de chamadas, localização de Gateway , gerenciamento de banda, serviços de agenda telefônica (lista) e habilidade de rotear chamadas tendo um controle mais efetivo. Provedores de serviço precisam deste controle para faturar chamadas registradas pela sua rede.

 

Este serviço também pode ser usado para redirecionar uma chamada caso a estação de destino esteja indisponível. Além disso, o Gatekeeper é capaz de ajudar nas decisões que envolvam balanceamento de Gateways múltiplos, roteando-os. O conjunto de terminais, Gateways e Multipoint Control Units gerenciados por um único Gatekeeper é denominado Zona.