Seção: Tutoriais VoIP

 

Telefonia IP: Considerações Finais

 

O objetivo principal na Telefonia IP é a redução dos custos, alta confiabilidade e qualidade assim como na RTPC. Sabe-se que há ainda algumas barreiras técnicas a serem solucionadas para obter as mesmas características que tornaram a RPTC tão eficientes.

 

A principal limitação é a falta de largura de banda adequada para transportes de dados em tempo real que acarreta perda de pacotes e, conseqüentemente, redução da qualidade (períodos de silêncio na conversação, efeitos de clip e etc).

 

A Internet, uma coleção com mais de 100.000 redes está ganhando milhões de usuários e, conseqüentemente, maior o tráfego de dados em sua rede que já é limitada. Esse intenso e pesado uso da Internet resulta e atraso e perda de pacotes (colisões) e desta forma tornando cada vez mais difíceis transmissões eficientes em tempo real (vídeo e voz).

 

Além das barreiras citadas acima, como a Internet é roteada por pacotes, os pacotes de voz individuais viajam e diversas rotas para depois se encontrarem em seu destino final, e se organizarem, provavelmente gerando mais atraso.

 

Para reduzir os efeitos de atraso e perda de pacotes existem diversas técnicas de voice encoding e protocolos (RTP/RTCP, H.323, SIP) que visam da prioridade na rede para voz além das técnicas de QoS (FEC, bufferização, interpolação e etc). Desta forma, a rede começa a ganhar mais confiabilidade e qualidade no som.

 

Ainda há um aspecto a ser debatido em VoIP. A rede para transmissão de voz futuramente deverá ser orientada a conexão, ao contrário dos protocolos TCP/IP, originado assim outros protocolos aptos a transportarem a voz na rede (ATM, Frame Relay).

 

Temos então além da voz sobre IP (VoIP) a voz sobre ATM ou Frame Relay que podem ser o ponto de partida para as operadoras de telefonia tradicional retomar o espaço no mercado perdido pelas operadoras de telefonia IP. Usando os protocolos na intra-estrutura SDH já presente serão fortes concorrentes para as atuais operadoras e, consequentemente, redução ainda maior nos custos por chamada.

 

 

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