Seção: Tutoriais Operação
|
|
|||||||||
Esta série de tutoriais pretende verificar qual o impacto da telefonia IP nos processos administrativos e de comunicações nas organizações, através de pesquisa realizada através com base nos estudos de casos de três empresas, onde existe a convergência da telefonia IP e o uso de VoIP, verificando-se que ambos são uma tendência mundial de comunicação que possibilita às empresas integrarem cada vez mais os recursos de telefonia aos sistemas informatizados, permitindo suas redes internas trafegar dados, som e imagem num só canal de comunicação, agilizando processos, agregando valor ao sistema e reduzindo custos operacionais, mesmo diante do valor do projeto de implantação, considerado elevado.
Com a utilização do VoIP, o retorno do investimento foi obtido muito rapidamente. A pesquisa pôde comprovar junto às empresas, que o sistema de telefonia IP foi implantado satisfatoriamente e demandou um treinamento simples e rápido. O maior impacto nas organizações foi, em todos os casos, a agilidade no atendimento, onde se obteve ganhos administrativos, com funcionários motivados a fornecer aos clientes rapidez na recepção de suas ligações, bem como priorizar os atendimentos externos.
Este tutorial parte II apresenta a metodologia da pesquisa realizada, abordando desde o tipo de pesquisa selecionada até os critérios de seleção de respondentes, de coleta e de avaliação dos dados, os resultados obtidos para cada empresa pesquisada e sua influência nos processos de mudança das organizações, e finaliza como as conclusões alcançadas.
Administradora pelo Centro Universitário Vila Velha (UVV, 2005), com Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Qualidade pela UVV (2008) e Contabilidade Gerencial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2010).
Atua como Gerente Administrativa na Rodrigo Representações desde 1995, com experiência em gestão administrativa de micro e pequenas empresas. Atua como avaliadora líder voluntária em prêmios de qualidade regional.
Email: lucianafontesb@uol.com.br
|