Seção: Tutoriais Rádio e TV

 

TV Digital: Introdução

 

Histórico

 

Em 29/06/06 o Brasil adotou o padrão japonês (ISDB-T) para a TV Digital terrestre.

 

A definição ocorreu através do Decreto 5.820. Os principais pontos definidos no decreto são:

  • O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) adotará, como base, o padrão de sinais do ISDB-T, que possibilitará a transmissão digital em alta definição (HDTV) e em definição padrão (SDTV), a transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil, e a interatividade.
  • As emissoras de TV receberão um canal de radiofreqüência com largura de banda de 6 MHz para cada canal analógico que possuam.
  • A transmissão analógica continuará ocorrendo, simultaneamente à digital, por um período de 10 anos até 29/06/2016. A partir de Julho de 2013 somente serão outorgados canais para a transmissão em tecnologia digital.
  • Deverão ser consignados pelo menos quatro canais digitais para a exploração direta pela União Federal como Canal do Poder Executivo, Canal de Educação, Canal de Cultura e Canal de Cidadania.

 

Em Outubro de 2006 foram definidas as etapas a serem cumpridas por cada Emissora de TV analógica para implantação da TV Digital no Brasil (Portaria MC 652).

 

O início das transmissões de TV Digital teve início na cidade de São Paulo e se estenderá depois para as demais capitais e principais cidades, até atingir todo o país.

 

Normas Aplicáveis

 

O Decreto 5.820 também criou o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. Entre outras atribuições, coube também ao Fórum considerar os aspectos técnicos relacionados à geração, distribuição e recepção dos sinais do sistema de TV digital referentes à alta definição (HDTV), definição padrão (SDTV), mobilidade, portabilidade, serviços de dados e interatividade.

 

Para atender ás questões técnicas determinadas, em 2 de abril de 2007 a ABNT instalou a Comissão de Estudo de Televisão Digital. Essa comissão já elaborou diversas normas, que se encontram agrupadas conforme a tabela a seguir:

 

Referência

Título

ABNT NBR15601

Sistema de transmissão

ABNT NBR 15602

Codificação de Vídeo, Áudio e Multiplexação

ABNT NBR 15603

Multiplexação e Serviços de Informação (SI)

ABNT NBR 15604

Receptores

ABNT NBR 15605

Tópicos de Segurança

ABNT NBR 15606

Codificação de Dados e Especificações de Transmissão para Radiodifusão Digital – Middleware

ABNT NBR 15607

Canal de Interatividade

ABNT NBR 15608

Guia de Operação

ABNT NBR 15610

Acessibilidade

 

 

Além das normas relativas ao sistema de TV digital propriamente dito, os equipamentos utilizados para a transmissão de TV Digital no Brasil devem ser homologados pela Anatel atendendo aos requisitos da Norma para Certificação e Homologação de Transmissores e retransmissores para o SBTVDT, Anexo à Resolução Anatel Nº 498, de 27/03/2008.

 

O objetivo deste tutorial é apresentar de forma resumida o conjunto de normas editado pela ABNT para o sistema brasileiro de TV digital.

 

Esta nova revisão inclui a nova norma elaborada como parte do conjunto previsto para is Tópicos de Segurança, que foi editada após a primeira publicação deste tutorial em 13/10/2008.