Seção: Tutoriais Rádio e TV

 

TV Digital: Receptores e Middleware

 

Receptores

 

O conjunto de normas ABNT NBR 15604 apresenta os requisitos para os dispositivos de recepção de televisão digital para radiodifusão digital do sistema brasileiro de TV digital.

 

Ela compreende apenas a norma de receptores, intitulada “Televisão digital terrestre – Receptores”, foi publicada em 30/11/2007, e uma nova versão corrigida foi publicada em 07/04/2008.

 

A norma chama atenção para o fato de que a exigência de conformidade pode envolver o uso das patentes relacionadas na seção de Introdução do documento, e de outras que porventura não tenham sido listadas, mas se responsabilidade pela identificação de quaisquer direitos de patente.

 

Apresenta-se a seguir um breve resumo do conteúdo da norma:

 

Seção

Título / Conteúdo

1

Escopo

A seção informa que a norma tem por objetivo especificar o conjunto de funcionalidades essenciais requeridas dos dispositivos de recepção de TV digital de 13 segmentos (full-seg), assim como os de um segmento (one-seg), destinados à receber sinais na modalidade fixa, móvel e portátil.

2

Referências normativas

A seção apresenta as referências de Portaria do Ministério da Justiça, de Resolução da Anatel, da ABNT, ISO/IEC, ITU, ARIB, ETSI, IEEE, ECMA, Bluetooth, e USB-IF aplicáveis à norma.

3 e 4

Termos e definições / Abreviaturas

Essas seções apresentam as definições dos termos usados e o significado das abreviaturas apresentadas ao longo da norma.

5

Configuração do receptor

A seção apresenta a especificação a configuração do receptor, com detalhes da configuração básica do receptor, da configuração básica do IRD (Integrated Receiver Decoder) e da arquitetura básica do receptor.

6

Condições de ambiente e de segurança

A seção apresenta a especificação para as condições de segurança, considerando aspectos do sistema de alimentação, das condições de ensaio, de temperatura e umidade, de critérios de ensaio de falhas, de temperatura em condições de uso normal, de riscos de choque elétrico e de incêndio, e de resistência mecânica. Além disso, apresenta a especificação para as condições ambientais relativas à temperatura ambiente, para o plugue do cordão de força, e para a identificação obrigatória do receptor.

7

Especificações das unidades receptoras de sinais de televisão digital terrestre

A seção apresenta a especificação das unidades receptoras de sinais de TV digital, detalhando a antena de recepção e especificando a unidade receptora (IRD).

8

Processamento de decodificação de áudio e vídeo e respectivos sinais de saída

A seção apresenta a especificação para o processamento dos sinais de áudio e vídeo, detalhando o processamento de decodificação de vídeo e os respectivos sinais de saída, e o processamento de decodificação de áudio e os respectivos sinais de saída.

9

Decodificação de dados primários

A seção apresenta a especificação de decodificação para os dados primários, considerando que a presença do middleware Ginga é facultativa. Entretanto, caso exista, são definidos requisitos para seu uso nos receptores full-seg e one-seg, para as funcionalidades que devem ser oferecidas, e para a suíte de testes a ser usada.

10

Guia eletrônico de programação – Especificação do EPG

A seção apresenta a especificação para a implementação e tipos de guia eletrônico de programação.

11

Controle de acesso a conteúdos televisivos - Classificação indicativa

A seção apresenta a especificação para o controle de acesso a conteúdos televisivos, de acordo com a classificação indicativa e com a portaria correspondente do Ministério da Justiça, detalhando o formato da informação de classificação indicativa, os bloqueios a serem efetuados e as mensagens a serem apresentadas pelo receptor.

12

Recursos de acessibilidade

A seção apresenta a especificação dos recursos de acessibilidade para os portadores de deficiências, que tem transmissão obrigatória, mas que tem implementação facultativa no receptor.

13

Armazenamento e acesso aos canais

A seção apresenta a especificação dos recursos de armazenamento, busca e seleção de canais no receptor.

14

Interface digital de alta velocidade

A seção apresenta a especificação para a interface digital de alta velocidade do receptor, considerando a presença de interfaces do tipo Porta USB 2.0, IP (internet), e serial.

15

Comunicação interativa (bidirecional) – Canal de interatividade

A seção apresenta a especificação para o canal de interatividade, considerando a arquitetura de hardware e software para a instalação e operação desse canal, e a eventual seleção do tipo de conexão, caso exista mais de um canal para esse fim.

16

Funções de download (software update)

A seção apresenta a especificação para o canal de interatividade, considerando a arquitetura de hardware e software para a instalação e operação desse canal, e a eventual seleção do tipo de conexão, caso exista mais de um canal para esse fim.

17

Funções de processamento de sinal do receptor

A seção apresenta a especificação das funções de processamento do sinal do receptor, considerando as funções de informação de serviço, de identificação entre transmissão e não transmissão, de processamento simultâneo de PID’s (Packet Identifiers), e de fluxo de seleção de programas.

18

Unicidade de conteúdo - Critérios para garantia da unicidade

A seção apresenta a especificação para a unicidade de conteúdo televisivo, ressaltando a não existência de funcionalidade para pular ou cortar comerciais, e a não permissão para inserção de conteúdos não correlatos com o programa que estiver sendo apresentado.

A a C

Anexos

A norma apresenta os seguintes anexos:

  • Anexo A (normativo) Parâmetros prioritários da unidade receptora;
  • Anexo B (normativo) Parâmetros prioritários do middleware Ginga;
  • Anexo C (normativo) Método de medida.

 

Middleware

 

O conjunto de normas ABNT NBR 15606 apresenta os requisitos para Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital do sistema brasileiro de TV digital. Essas especificações referem-se ao Middleware a ser utilizado no receptor de TV digital.

 

Apresenta-se a seguir um breve resumo do conteúdo dessas normas.

 

Codificação de Dados

 

A norma de codificação de dados, intitulada “Televisão digital terrestre – Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital Parte 1: Codificação de dados”, foi publicada em 30/11/2007. A norma foi cancelada.

 

Ginga-NCL para receptores fixos e móveis

 

A norma do Ginga-NCL para receptores fixos e móveis, intitulada “Televisão digital terrestre – Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital Parte 2: Ginga-NCL para receptores fixos e móveis – Linguagem de aplicação XML para codificação de aplicações”, foi publicada em 30/11/2007, e a segunda edição foi publicada em 27/06/2011.

 

Essa parte 2 da ABNT NBR 15606 especifica uma linguagem de aplicação XML denominada NCL (Nested Context Language), a linguagem declarativa do middleware Ginga, a codificação e a transmissão de dados para radiodifusão digital.

 

Apresenta-se a seguir o índice da norma:

 

Seção

Título

1

Escopo

2

Referências normativas

3 e 4

Termos e definições / Abreviaturas

5

Arquitetura Ginga

6

Interoperabilidade com ambientes declarativos definidos em outros sistemas de televisão digital - Objetos XHTML embutidos em apresentações NCL

7

NCL - Linguagem declarativa XML para especificação de apresentações multimídia interativas

8

Objetos de mídia em apresentações NCL

9

Transmissão de conteúdo e eventos de fluxo NCL

10

Objetos procedurais Lua em apresentações NCL

11

Ponte

12

Requisitos de codificação de mídias e métodos de transmissão referenciados em documentos NCL

13

Segurança

A a C

Anexos

  • Anexo A (normativo) Esquemas dos módulos NCL 3.0 usados nos perfis TVD Básico e TVD Avançado;
  • Anexo B (informativo) Manual de referência de Lua 5.1;
  • Anexo C (informativo) Base de conectores.

 

Especificação de transmissão de dados

 

A norma de transmissão de dados, intitulada “Televisão digital terrestre – Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital Parte 3: Especificação de transmissão de dados”, foi publicada em 30/11/2007, e a terceira edição foi publicada em 28/04/2012.

 

Essa parte 3 da ABNT NBR 15606 fornece uma especificação de codificação e transmissão de dados para o esquema de transmissão digital. Ela se aplica à transmissão de dados realizada como parte da transmissão digital de dados.

 

Apresenta-se a seguir o índice da norma:

 

Seção

Título

1

Escopo

2

Referências normativas

3

Termos e definições

4

Tipos de especificação de transmissão de dados

5

Especificação de transmissão do carrossel de dados

6

Especificação do carrossel de objetos

7

Encapsulamento multiprotocolo (MPE)

8

Especificação da transmissão do data piping

9

Especificação de transmissão PES independente

10

Protocolos de transporte

11

Modelo de aplicação

12

Transmissão de informações de aplicação

13

 Especificação da transmissão da mensagem do evento

14

Sistema de arquivo de difusão e transporte de gatilho

A a C

Anexos

  • Anexo A (informativo) Vídeo e áudio PES;
  • Anexo B (normativo) Informação PSI/SI para transmissão de carrosséis de dados e mensagens de eventos;
  • Anexo C (normativo) Relação entre o descritor PMT/EIT e AIT;
  • Anexo D (informativo) Informações adicionais sobre transmissões utilizando independentes PES.

 

Ginga-J – Ambiente para a execução de aplicações procedurais

 

A norma do Ginga-J, intitulada “Televisão digital terrestre – Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital Parte 4: Ginga-J – Ambiente para a execução de aplicações procedurais” ”, foi publicada em 13/04/2010, e uma nova versão corrigida foi publicada em 05/11/2012.

 

Esta parte da ABNT NBR 15606 especifica os requisitos para a parte procedural do middleware para o sistema brasileiro de televisão digital terrestre (SBTVD).

 

Apresenta-se a seguir o índice da norma:

 

Seção

Título

1

Escopo

2

Referências normativas

3 e 4

Termos e definições / Abreviaturas

5

Arquitetura do Middleware Ginga

6

Formato do conteúdo

7

Modelo de aplicação Ginga-J

8

Plataforma Ginga-J

A a C

Anexos

  • Anexo A (normativo) Especificação JavaDTV 1.3;
  • Anexo B (normativo) Especificação da API de informações de serviço dependente de protocolo;
  • Anexo C (normativo) Especificação da API de extensão para sintonia – Pacote br.org.sbtvd.net. tuning;
  • Anexo D (normativo) Especificação API da ponte NCL;
  • Anexo E (normativo) Especificação da API de suporte a planos gráficos – Pacote br.org.sbtvd.ui.

 

Ginga-NCL para receptores portáteis

 

A norma do Ginga-NCL para receptores portáteis, intitulada “Televisão digital terrestre – Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital Parte 5: Ginga-NCL para receptores portáteis – Linguagem de aplicação XML para codificação de aplicações”, foi publicada em 30/11/2007, e a segunda edição foi publicada em 19/05/2011.

 

Esta parte da ABNT NBR 15606 especifica a linguagem de aplicação XML, denominada NCL (Nested Context Language), a linguagem declarativa do middleware Ginga, a codificação e a transmissão de dados para radiodifusão digital.

 

Apresenta-se a seguir o índice da norma:

 

Seção

Título

1

Escopo

2

Referências normativas

3 e 4

Termos e definições / Abreviaturas

5

Arquitetura Ginga

6

Objetos XHTML embutidos em apresentações NCL

7

NCL - Linguagem declarativa XML para especificação de apresentações multimídia interativas

8

Objetos de mídia em apresentações NCL

9

Transmissão de conteúdo e eventos de fluxo NCL

10

Objetos imperativos Lua em apresentações NCL

11

Objetos imperativos Java em documentos NCL

12

Requisitos de codificação de mídias e métodos de transmissão referenciados em documentos NCL

13

Segurança

A

Anexos

  • Anexo A (normativo) Esquemas dos módulos NCL 3.0 usados nos perfis TVD Básico e TVD Avançado.

 

JavaDTV 1.3

 

A norma do JavaDTV 1.3, intitulada “Televisão digital terrestre – Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital Parte 6: Java DTV 1.3”, foi publicada em 16/08/2010.

 

Esta parte da ABNT NBR 15606 especifica os requisitos do núcleo que serve de base para a parte procedural do middleware para o sistema brasileiro de televisão digital terrestre (SBTVD).

 

Apresenta-se a seguir o índice da norma:

 

Seção

Título

1

Escopo

2

Referências normativas

3 e 4

Termos e definições / Abreviaturas

5

Requisitos gerais

6

Visão geral da arquitetura

7

Esclarecimentos para as especificações usadas pelo Java DTV

8

Empacotamento, autenticação e autorização de conteúdo e aplicativos

9

Exemplo de aplicativo Java DTV assinado

10

DTD Application Policy v1.1

11

Modelos de cor Java DTV

12

Gerenciamento de certificados

13

Integração entre Java TV SI e SI de baixo nível

14

Armazenamento persistente de arquivos

15

Segurança do canal de retorno

16

Especificação de arquivos de recursos

17

índice de pacotes

18

Pacote com.sun.dtv.application

19

Pacote com.sun.dtv.broadcast

20

Pacote com.sun.dtv.broadcast.event

21

Pacote com.sun.dtv.filtering.jaJ

22

Pacote com.sun.dtv.io

23

Pacote com.sun.dtv.locator

24

Pacote com.sun.dtv.lwuit

25

Pacote com.sun.dtv.lwuit.animations

26

Pacote com.sun.dtv.lwuit.events

27

Pacote com.sun.dtv.lwuit.geom

28

Pacote com.sun.dtv.lwuit.layouts

29

Pacote com.sun.dtv.lwuit.list

30

Pacote com.sun.dtv.lwuit.painter

31

Pacote com.sun.dtv.lwuit.plaf

32

Pacote com.sun.dtv.lwuit.util

33

Pacote com.sun.dtv.media

34

Pacote com.sun.dtv.media.audio

35

Pacote com.sun.dtv.media.control

36

Pacote com.sun.dtv.media.dripfeed

37

Pacote com.sun.dtv.media.format

38

Pacote com.sun.dtv.media.language

39

Pacote com.sun.dtv.media.text

40

Pacote com.sun.dtv.media.timeline

41

Pacote com.sun.dtv.net

42

Pacote com.sun.dtv.platform

43

Pacote com.sun.dtv.resources

44

Pacote com.sun.dtv.security

45

Pacote com.sun.dtv.service

46

Pacote com.sun.dtv.smartcard

47

Pacote com.sun.dtv.test

48

Pacote com.sun.dtv.transport

49

Pacote com.sun.dtv.tuner

50

Pacote com.sun.dtv.ui

51

Pacote com.sun.dtv.ui.event

 

Ginga-NCL – Diretrizes Operacionais

 

A norma de diretrizes operacionais, intitulada “Televisão digital terrestre — Codificação de dados e especificações de transmissão para radiofusão digital Parte 7: Ginga-NCL - Diretrizes operacionais para as ABNT NBR 15606-2 e ABNT NBR 15606-5”, foi publicada 21/03/2011. A norma foi cancelada.

 

Ginga-J – Diretrizes Operacionais

 

A norma de diretrizes operacionais, intitulada “Televisão digital terrestre — Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital Parte 8: Ginga-J - Diretrizes operacionais para a ABNT NBR 15606-4” foi publicada em 14/11/2011.

 

Esta parte da ABNT NBR 15606 detalha e explica os requisitos para a parte procedural do middleware para o sistema brasileiro de televisão digital terrestre (SBTVD), fornecendo as diretrizes operacionais para uma implementação de acordo com a ABNT NBR 15606-4.

 

Apresenta-se a seguir o índice da norma:

 

Seção

Título

1

Escopo

2

Referências normativas

3 e 4

Termos e definições / Abreviaturas

5

Arquitetura do middleware Ginga

6

Formato do conteúdo

7

Modelo de aplicação Ginga-J

8

Plataforma Ginga-J

9

API JavaTV 1.1

10

API JavaDTV 1.3

11

API definido em Ginga-J: API de informações de serviço dependente de protocolo

12

API definido em Ginga-J: API para sintonização estendida (br.org.sbtvd.net.tuning)

13

API definido em Ginga-J: API Ponte NCL (br.org.sbtvd.bridge)

14

API definida em Ginga-J: API para suporte a planos de tela (br.org.sbtvd.ui)

 

Codificação de Dados – Diretrizes Operacionais

 

A norma de diretrizes operacionais para a codificação de dados, intitulada “Televisão digital terrestre — Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital Parte 9: Diretrizes operacionais para a ABNT NBR 15606-1”, foi publicada em 23/01/2012.

 

Esta parte da ABNT NBR 15606 detalha e explica os requisitos e o uso das monomídias e planos gráficos do middleware para sistemas de televisão digital terrestre, fornecendo as diretrizes operacionais para uma implementação de acordo com a ABNT NBR 15606-1.

 

Apresenta-se a seguir o índice da norma:

 

Seção

Título

1

Escopo

2

Referências normativas

3 e 4

Termos e definições / Símbolos e Abreviaturas

5

Guia de implementação da codificação de dados em receptores full-seg

6

Guia de implementação da codificação de dados em receptores one-seg - Resolução recomendada

7

Modelo de aplicação Ginga-J

8

Plataforma Ginga-J

A

Anexos

  • Anexo A (informativo) Recomendações gerais para o desenvolvimento de aplicações.