Seção: Tutoriais Rádio e TV

 

TV Digital II: Introdução

 

Tem sido comum, nos últimos anos, ouvir-se falar de televisão digital (TVD). Nos diversos meios de comunicação fala-se da necessidade da população de trocar seus antigos televisores por um modelo moderno, apto a receber o sinal digital. Ou também, de adaptar seus aparelhos com um conversor analógico-digital. A campanha decorrente do governo se dá pelo seguinte fato: até o final do ano de 2018, o sinal de TV analógica será desligado em todas as cidades do país.

 

A transição do modelo analógico de transmissão terrestre de televisão para o modelo completamente digital demanda vários passos. O primeiro deles foi definir qual seria o padrão de TVD para o país, um pré-existente ou desenvolver um padrão próprio. Nisso, o governo tomou por base o padrão Japonês, pois era o que mais se adequada as necessidades do Brasil, e criou seu próprio padrão de TVD nacional, o denominado Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T).

 

A partir daí, ainda se demandaram diversos desafios, como a substituição dos equipamentos analógicos pelos digitais, o que ainda está em curso. Contudo, um dos maiores desafios é prover toda a área de cobertura, de forma a evitar sombreamento e interrupção do sinal em diversas residências, o que torna um prejuízo para as emissoras de TV.

 

Neste sentido, este trabalho apresenta um planejamento de cobertura de uma emissora de TV Digital local, a TV Manaíra, localizada no bairro Centro, com base na análise da propagação do sinal de TV digital da cidade de João Pessoa, de acordo com os níveis de sinal definidos pela ABNT.

 

Este trabalho procura abordar os seguintes aspectos:

  • Referencial Teórico: é apresentado o conteúdo teórico necessário a compreensão do tema, com a definição dos principais padrões de TVD existentes pelo mundo e a abordagem do próprio padrão nacional.
  • Cenário Analisado: o cenário deste estudo pertence à cidade de João Pessoa, com suas características urbanas e topográficas.
  • Interrupção de Sinal: apresenta as bases matemáticas para o cálculo da probabilidade de interrupção do sinal pela fórmula de Função de Distribuição Cumulativa (FDC).
  • Metodologia: apresenta também a indicação dos programas de computador utilizados.
  • Propagação: a análise dos dados ocorreu a partir da comparação de dois métodos de propagação, o Modelo de Percurso Dominante (MPD) e o ITU P.1546, que foram aplicados em dois cenários distintos. Os resultados abordados se encontram no capítulo 8 e podem ser vistos junto a suas interpretações.

Objetivos

 

O presente trabalho tem por objetivo realizar simulações via software para análise de cobertura de TV digital terrestre na cidade de João Pessoa, com base em dois modelos de propagação do cenário escolhido.

 

São objetivos específicos:

  • Apresentar os conceitos fundamentais de radiodifusão;
  • Avaliar modelos de propagação;
  • Realizar o estudo dos parâmetros técnicos de televisão digital.

 

Tutoriais

 

O tutorial parte I apresentou o referencial teórico da TV Digital usado como base para realização deste estudo, com especial ênfase para os principais fundamentos, os padrões existentes no mundo e o padrão brasileiro, e aspectos relevantes de modulação e propagação.

 

Este tutorial parte II apresenta o cenário urbano avaliado, as característica da estação emissora, o modelo de propagação selecionado, a avaliação da interrupção de sinal, a metodologia de análise aplicada e os resultados alcançados, e as conclusões deste estudo.