Seção: Telefonia Celular
|
|
|||||||||
A televisão móvel vem ganhando importância no mundo inteiro e é de especial interesse das operadoras de telefonia móvel, que buscam cada vez mais a diferenciação através de serviços de alto valor agregado no atual ambiente competitivo. Esta série de tutoriais tem por objetivo descobrir quais são os fatores necessários para que as operadoras móveis do Brasil ofereçam serviços de TV competitivos e quais os pontos fracos de suas ofertas.
Além disso, são prospectadas novas oportunidades de negócios para as operadoras dentro desta área. O objetivo colocado foi alcançado mediante a realização de uma pesquisa com a participação de profissionais das principais operadoras de telefonia celular do Brasil, e de outra pesquisa realizada com um conjunto de usuários de serviços de telefonia celular.
Este tutorial parte I apresenta as características da TV móvel, detalhando o objetivo da pesquisa realizada, e o referencial teórico usado como base para definição da metodologia da pesquisa.
Engenheiro Eletrônico e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com especialidade em estratégia, gestão e finanças empresariais.
Realizou estudo e pesquisa de campo com operadoras e assinantes com o objetivo de identificar os fatores de sucesso para serviços relacionados à TV móvel no Brasil e possíveis estratégias para as operadoras.
Atualmente é Líder Técnico de Projetos na Gemalto do Brasil, onde atua desde 2007 na área de serviços e soluções. Possui 5 anos de experiência com projetos de implantação de Serviços de Valor Agregado, já havendo participado de projetos em quase todas as operadoras de celular do Brasil e em operadoras de outros 7 países.
Email: seabra.marcelo@gmail.com
|