Seção: Tutoriais Infraestrutura
|
|
||
Software ou Serviço?
Pode-se optar por “comprar” alguns ou todos os componentes de virtualização sob a forma de serviço ou de “construir” a arquitetura de virtualização internamente. Os serviços de virtualização estão cada vez mais disponíveis e podem ser classificados em alguns tipos de modelos diferentes. Por exemplo, a virtualização de servidores pode ser oferecida como um componente, ou subconjunto, de um conjunto mais amplo e abrangente de serviços gerenciados de TI.
Nesse modelo, as empresas terceirizam as infra-estruturas de servidor, muitas vezes por uma taxa fixa. Suas infra-estruturas são mantidas nas instalações dos prestadores de serviço, e operadas de acordo com as próprias políticas da empresa de prioridade de alocação dinâmica de recursos. Neste cenário, é a empresa de serviços gerenciados de TI que implanta o hypervisor de virtualização e as ferramentas de gerenciamento na sua própria infra-estrutura. O provedor dedica algumas das infra-estruturas virtualizadas para a empresa cliente, que usaria sua parte da infra-estrutura como se fosse o seu próprio data center.
Uma forma que os serviços terceirizados de virtualização podem assumir é o Utility Computing. Virtualização e Utility Computing têm conceitos semelhantes, na medida em que ambos consideram que os recursos são compartilhados em tempo e atendem as solicitações em uma base sob demanda. Utility Computing, no entanto, implica em um modelo de preços centrado na utilização. Este modelo pode ser usado no contexto de um serviço prestado por terceiros, ou, também, por um departamento de TI interno da organização. No último cenário, o departamento de TI pode criar um ambiente de oferta de serviços para as várias unidades de negócio e departamento que também poderiam ser cobrados conforme o uso. O modelo de uso pode considerar a cobrança por cada aumento de recursos, conforme seu uso, ou uma taxa fixa por VM.
Se a decisão for construir infra-estrutura própria, deve-se decidir qual será o tipo de arquitetura de virtualização, ou a abordagem tecnológica básica. Existem dois tipos principais utilizados para os servidores, por exemplo, e elas têm relação com a forma como o sistema operacional é afetado pelo hypervisor:
Depois de ter decidido acerca da arquitetura, é necessário escolher uma plataforma de software ou firmware de VM. Esta escolha é geralmente dependente do fornecedor. Alguns fabricantes de VM fornecem os seus produtos no formato de software e outros usam firmwares, mas a maioria não oferece uma escolha. A partir desse ponto, é possível ver quais fornecedores ou produtos de virtualização se classificam em cada situação citada e iniciar a avaliação dos produtos e serviços compatíveis.
|