Seção: Tutoriais
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Não foi encontrado nenhum estudo publicado de aplicação VoIP sobre PLC no Brasil. Após diversas pesquisas, a mais rica em informações, foi encontrado no relatório de estudos de caso realizados pela ENDESA para implantação comercial da rede PLC em diversas cidades da Espanha.
Estudos de caso da ENDESA
A ENDESA é um dos maiores grupos privados do ramo da energia elétrica no mundo, com a capacidade total instalada de 42.000 MW, 133.600 GW/h de capacidade distribuída para mais de 20,5 milhões de clientes em 12 países.
Esta seção foi baseada no relatório [16]. A ENDESA Esteve envolvida de 2000 a 2004 com as seguintes atividades relacionadas ao PLC: lançamento de planos pilotos, análise de negócios, implementação de planos de teste direcionados a população e criação de parcerias.
Os principais testes lançados pela ENDESA são apresentados a seguir.
Barcelona
Iniciado em outubro de 2000 e com duração de 18 meses. A tecnologia ASCOM foi testada com 25 usuários finais atingindo velocidades até 5 Mbit/s. Os serviços testados foram: VoIP e acesso banda larga a internet.
Sevilla
Iniciado em janeiro de 2001 e com duração de 12 meses. A tecnologia aplicada foi a DS2 PLC para 25 usuários finais atingindo velocidades acima de 12 Mbit/s. Os serviços testados foram: VoIP e acesso banda larga a internet.
Saragossa
O primeiro teste em massa foi Iniciado em Setembro de 2001 e com duração de 24 meses. Ambas as tecnologias foram testadas (DS2 e ASCOM) com 2100 usuários finais atingindo velocidades até 45 Mbit/s. Os serviços testados foram: VoIP e acesso banda larga a internet.
Esta foi a primeira experiência do mundo usando a tecnologia PLC em média tensão e VoIP sobre PLC em grande escala. Mais de 300 localidades foram liberadas e colocadas em serviço em 5 meses, conectando 140 transformadores de baixa voltagem. Os usuários efetuaram uso intenso dos serviços PLC. Particularmente para o serviço de VoIP onde ocorreram 3 estágios. No primeiro estágio, somente chamadas locais para os usuários estavam disponíveis. No segundo estágio foram liberadas chamadas nacionais para um grupo de 500 usuários. No terceiro estágio foram liberadas chamadas internacionais para o grupo de 500 usuários. A figura abaixo mostra o tráfego diário (chamadas entrantes e saintes).
Figura 1: Ensaio em Saragossa (ENDESA): Tráfego VoIP (entrantes e saíntes)
Sobre o uso do serviço temos:
A figura abaixo mostra a distribuição dos usuários por média de uso diário
Figura 2: Ensaio em Saragossa (ENDESA): média de uso diário do serviço VoIP por cliente
A ENDESA em conjunto com Auna (operadora de telecomunicações), lançaram as atividades comerciais em Sagarossa em outubro de 2004. A oferta comercial foi iniciada somente para um grupo especifico de consumidores. O objetivo era analisar e validar a viabilidade comercial dos serviços PLC.
As áreas residências específicas onde o PLC foi comercialmente disponível em Sagarossa foram: La Jota, Delicias, Avda e Navarra.
Figura 3: Desenvolvimento comercial do VoIP em Sagarossa (ENDESA)
Barcelona
A Endesa, em conjunto com AUNA, também ofereceram os serviços PLC (VoIP e banda larga para internet) em Barcelona desde fevereiro de 2004 nas áreas de Sarrià – Sant Gervasi e Gràcia. A figura abaixo mostra a vizinhança selecionada por acordo comum entre AUNA e ENDESA para implantação comercial da tecnologia PLC em Barcelona.
Figura 4: Desenvolvimento VoIP comercial em Barcelona (ENDESA)
A oferta comercial feita pela AUNA foi alinhada com a oferta de outras tecnologias de seu portfólio, assim como também foram incluídas atrativas promoções de lançamento, como mostrado na figura abaixo:
Figura 5: Oferta comercial de PLC (ENDESA)
Puerto Real
A plataforma de diretores da concessionária elétrica de Puerto Real S.A (EPRESA), uma companhia com participação da Endesa, aprovou o desenvolvimento e comercialização dos serviços iniciando no primeiro semestre de 2005 em Puerto Real, na cidade de Andalucia, no sul da Espanha.
O desenvolvimento inicial irá cobrir um mercado potencial de 60% do total de consumidores na cidade. A rede está sendo desenvolvida desde o primeiro semestre de 2005. A comercialização começou no Segundo quarto de 2005. A oferta irá incluir acesso banda larga e telefone, e é competitivo com as ofertas de outras operadoras na região (Telefónica and ONO).
É uma experiência pioneira na Espanha, já que foi o primeiro desenvolvimento em área semi rural, que permite acesso a uma operadora local. Em adição, irá permitir o desenvolvimento de uma rede de energia inteligente, integrando acesso remoto e controle pela rede PLC da rede de média tensão e baixa tensão.
Figura 6: Área de Puerto Real
Negócios
Em 2004 as empresas de telefonia participaram do lançamento das soluções VoIP. As operadoras estão cientes das enormes vantagens que supõem a voz sobre IP e soluções multimídia, não só na medida em que os custos ou de gestão, mas principalmente no atendimento e satisfação das demandas e necessidades do cliente e usuário final. Com a telefonia baseada no Internet Protoco (IP), as empresas podem dar um primeiro passo na criação de uma rede de voz e dados de alta velocidade que oferece integração e custos baixos ao mesmo tempo e que têm flexibilidade e simplificação na gestão.
Considerando que a telefonia IP permite reduzir o custo operacional, ao mesmo tempo que melhora a produtividade do usuário com aplicações avançadas, como os centros de contato virtual, multi-conferência, e-mail unificado e redes sociais, entre outros.
A telefonia IP oferece instalações com uma direção clara de acordo com o mercado objeto, assim como usuários residenciais e corporativos têm soluções específicas para suas necessidades:
Sobre os custos que sejam incorridos para ter um serviço de VoIP poderíamos segmentá-los de acordo sobre o tipo de utilizadores.
No momento em que podemos começar a partir de um grupo de elementos que, de acordo com projetos diferentes, nos permitirá construir as aplicações VoIP tão complexos e tão simples ou completamente de acordo com as necessidades do usuário final.
Estes elementos são:
Para um usuário doméstico os componentes podem ser muito simples e com baixo custo de aquisição.
Figura 7: Elementos da rede VoIP sobre PLC no segmento doméstico
Custo do equipamento para uma solução doméstica:
No caso de uma empresa seria incorrida a criação de uma rede (WAN ou LAN acordo com as necessidades) com ou sem conexão com banda larga, mais uma vez com base em suas necessidades.
Um grande número de empresas têm desenvolvido soluções que permitem a migração para redes IP das arquiteturas presentes, garantindo desta forma os investimentos realizados no passado.
Outros custos seria o investimento em equipamento específico VoIP (Gatekeeper, terminais, Gateways), os custos associados às novas exigências de rede IP.
Figura 8: Rede comercial de VoIP sobre PLC
As funções dos diferentes elementos são facilmente compreensíveis observando a figura, embora seja importante ressaltar alguns pontos.
O Gatekeeper é um elemento de rede opcional, mas se for usada, todos os outros elementos que tem contato com esta rede deve fazer uso dele. Sua função é a gestão e controle dos recursos de rede, de modo que situações de saturação não aconteçam.
O Gateway é um elemento essencial na maioria das redes, porque sua função é conectar a rede VoIP com telefone de rede analógica ou RDIS. No caso da tecnologia PLC o Gateway está integrado no modem em si.
Custo do equipamento para solução Empresas:
Os diferentes elementos podem estar em plataformas físicas separadas, ou podemos encontrar vários elementos que coexistem na mesma plataforma. Desta forma é muito comum encontrar Gatekeeper e Gateway juntos.
Em contrapartida aos custos e realizar um cálculo com uma solução de VoIP do mercado de empresas, encontramos comparação com uma fatura Telefônica em horário normal: de Segunda a sexta das 8h às 20h, uma economia de mais de 50%, além das chamadas entre usuários da mesma rede são gratuitas.
Na Espanha, há a Telefonica, Auna, BT, ONO e outros, que oferecem este tipo de serviço, apesar de sua popularidade não ser muito alta ainda.
Em resumo, tanto para um consumidor doméstico ou para uma empresa, a tecnologia de VoIP permite baixar o preço de certos serviços básicos.
No mercado de TV a cabo norte-americana, a Time Warner Cable anunciou um acordo com Sprint e MCI dessa forma que os clientes de TV a cabo possam conectar-se à tradicional redes de telefonia das duas companhias norte-americanas e ter acesso a serviços de voz sobre IP com menor custo. Este último serviço da Time Warner de voz está incluído em uma taxa fixa de 34,95 dólares por mês, razão pela qual o negócio muda o modelo tradicional.
Com a introdução de um "050", que funciona como um código de área, o Japão abre as portas da mercado de voz IP para o mercado massivo. A Softbank e o BBPhone com custo da chamada VoIP será de 3 a 8 vezes mais barata do que em uma chamada tradicional através da PSTN. As 6 principais operadoras do Japão tomaram o controle da totalidade dos novos números 050 e o total de clientes ascende já a 8,5 milhões de telefones de voz sobre IP.
Também é necessário atentar para a estratégia de triple play. Alguns planos de negócios foram feitos para demonstrar uma melhora muito importante para a Receita Média por Usuário (ARPU) de acesso de banda larga (fixa), como é resumido no seguinte quadro:
Figura 9: Estratégia Triple play
Categorias de Cliente
O mercado presente pode ser segmentado da seguinte forma:
A Telefonia IP oferece infraestrutura diferente de acordo com o mercado, assim tanto usuários residenciais como corporativos têm soluções específicas para suas necessidades:
Os meios de acesso com possibilidades de banda larga para desfrutar do VoIP completamente são variados, sendo o PLC uma opção muito boa por causa da infraestrutura já existente e as facilidades que oferecem ao cliente final com respeito à instalação.
Aqui está uma solução VoIP que poderia ser considerado por uma empresa de porte médio-grande com PLC.
Figura 10: Solução PLC para empresa de porte médio – grande
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