Seção: Tutoriais
|
|
||
Os serviços VoIP estão em amplo crescimento, tanto para usuários residenciais como para usuários corporativos. A tendência é que este tipo de comunicação se torne cada vez mais popular, tornando-se possível até a substituição das redes telefônicas convencionais por serviços VoIP. Apesar dessa possibilidade é imprescindível a percepção que a tecnologia VoIP não veio para simplesmente baratear o serviço de telefonia mundial, o que pode não ser muito atrativo para as empresas do ramo. Ela veio com uma gama extra de serviços agregados que geram um mercado consumidor inexistente com a telefonia comum.
A tecnologia PLC está em crescimento também, diversas empresas no mundo estão disputando mercado para se tornar o padrão Internacional para utilização do PLC. As concessionárias do ramo de energia elétrica enchem os olhos com os benefícios apresentados como automação de leitura do consumo, melhoria na segurança contra furtos de energia, grande portfólio de produtos a serem comercializados criando um mercado ainda inexistente. Onde o cliente receberia numa única conta: Consumo de luz, telefone e internet.
Devemos tratar a tecnologia PLC não como substituta dos meios de acesso disponíveis atualmente, mas sim como uma alternativa viável e barata para atender locais com pouca ou nenhuma infraestrutura de telecomunicações. Além de ser uma alternativa ao seguimento last mile (Calcanhar de Aquiles de algumas operadoras ).
Com os testes e as pesquisas pudemos perceber que existe a viabilidade da utilização de VoIP sobre PLC, inclusive já implantada em alguns países. Assim como em muitas tecnologias novas, são oferecidas resistências, porém vale a pena lembrar que no início das transmissões de dados via rede telefônica o principal empecilho era de que a rede não foi projetada para isto, que seria uma rede inóspita. O mesmo para as comunicações sem fio que hoje dominam o mercado de Telecomunicações do mundo.
Referências
[1] COLCHER, Sérgio; GOMES, Antônio Tadeu A.; SILVA, Anderson Oliveira da; SOUZA FILHO, Guido L. de; SOARES, Luiz Fernando G. VoIP (Voz sobre IP). Editora Campus. São Paulo. 1ª Edição. 2005.
[2] BERNAL, Paulo Sérgio Milano. Voz sobre Protocolo IP- A Nova Realidade da Telefonia. Editora Érica. São Paulo. 1ª Edição. 2007.
[3] Almeida, Adenilson Boccato de. Medição de qualidade de voz em Wireless utilizando Codecs G711, G729, G723 e GSM. Campinas: PUC-Campinas, 2008. Dissertação de mestrado 2008.
[4] MONKS, Eduardo Maroñas. Planejamento de Capacidade em Redes Corporativas para implementação de Serviços VoIP. UFRGS. Porto Alegre. Dissertação de Mestrado. 2006.
[5] MAGRO, Júlio César. Estudo da Qualidade de Voz em Redes IP. UNICAMP. Campinas. Dissertação de Mestrado. 2005.
[6] YOSHIOKA, Sérgio. Protocolos para Telefonia IP. UNICAMP. Campinas. Trabalho Final de conclusão de curso. 2003.
[7] SITOLINO, Claudio Luis. VOIP: Um Estudo Experimental. UFRGS. Porto Alegre. Programa de Pós-Graduação em Computação. 2001.
[8] JATOBÁ, P. L. de O.O uso da tecnologia PLC no contexto da realidade brasileira. Workshop Sobre Power Line Communications
[9] ROSS, Julio. Curso power line communications. Antenna Edições técnicas Ltda. Rio de Janeiro – RJ 2006
[10] AVILA, F.R.D.; PEREIRA, C.E., TECNOLOGIA PLC - A nova era da comunicação de dados em banda larga. III Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção Civil.
[11] CAMPISTA, M.E.M. et al. Uma Análise da Capacidade de Transmissão na Rede de Energia Elétrica Domiciliar. XXI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES- SBT'04.
[12] AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Resolução Normativa nº 375/2009. Disponível em http://www.aneel.gov.br/cedoc/ren2009375.pdf
[13] AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, 2009. Resolução 527/2009. Disponível em: http://www.ptt-radio.qsl.br/Documentos/Res%20527%202009.pdf
[14] DIAS, A., Ouriques,K. & CANCELIER, R., 2003. Power Line Communication - PLC: Comunicação de dados através da rede elétrica. Faculdade SENAC Florianópolis.
[15] FRANÇA, A.M. et al.,2006 A Tecnologia PLC: Oportunidade para os setores de Telecomunicações e Energia Elétrica.
[16] M. Rindchen, J. Garigosa. White Paper VoIP over PLC OPERA. IST Integrated Project No 507667. Funded by EC. 2005 Espanha.
|