Seção: Tutoriais VoIP
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A estratégia agressiva de operadoras no Japão resultou num aumento do uso de Banda Larga, conforme pode ser observado no gráfico a seguir:
Como pode ser observado, o número de usuários de Banda Larga atingiu 13,3 milhões de usuários em aproximadamente 2 anos e meio, entre meados de 2001 e o final de 2003.
Este aumento resultou de vários fatores, a saber:
Baixo custo do “unbundling” – o “line sharing” foi estabelecido em torno de US$ 3 por mês.
Ambiente regulatório neutro - que estabelece tratamento semelhante para pacotes de voz e de dados.
Preço baixo para os usuários – ligações entre assinantes de VoIP são gratuitas. A LDN é um valor fixo mensal bem abaixo dos preços anteriores cobrados pelas operadoras.
Em Julho de 2003, existiam 5 milhões de assinantes de VoIP (11% dos domicílios) com o mercado dividido entre duas operadoras: Fusion e Yahoo BB. No caso da Yahoo BB, 90% dos seus clientes de Banda Larga compraram a oferta de VoIP.
Para viabilizar a oferta a preços reduzidos, o caminho tomado pelas operadoras, além da parceria com fornecedores, foi ofertar diversos tipos de serviços, tais como:
Tudo isto combinado com um aumento da Banda disponível a preços competitivos. Hoje os usuários podem comprar “links” de 45M. Como conseqüência, o ARPU das operadoras aumentou significativamente, quando comparado com a oferta inicial de Banda Larga e, no caso particular de uma operadora, a receita da banda representa apenas 42% do total da receita.
Comercialmente, para ampliar a base de clientes, foi preciso quebrar alguns paradigmas de canais de distribuição – além de “sites” na Internet –, tais como, lojas próprias de venda, oferta em estações de metrô e mesmo vendedores na rua. Este modelo de “levar o produto ao público” lembra algumas iniciativas de operadoras celulares oferecendo telefones em caixas atrativas – as Vitaminas –, em lojas de conveniência de postos e gasolina.
O impacto na operadora de telefonia fixa do Japão – NTT –, foi significativo. O número de linhas mencionado, 5 milhões, equivale a 8% do total das linhas daquela operadora, enquanto o número de minutos caiu 29% em 2002, sendo que a competição da VoIP foi o principal fator determinante.
A reação da NTT deu-se em várias frentes:
Pressão sobre o órgão regulatório – em relação aos custos de interconexão, tetos de preços (“price caps”) e aos preços autorizados para cobrança pelo uso de infra-estrutura
Oferta de produtos concorrentes que foram parcialmente prejudicados por questões da regulamentação aplicável à empresa de telefonia fixa
Criação de uma subsidiária para serviços de banda larga, buscando uma oferta ampliada de serviços, incluindo vídeo interativo e “e-learning”
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