Seção: Tutoriais VoIP
|
|
|||
O Brasil tem tido um crescimento expressivo dos usuários de Banda Larga, conforme indicam os dados do Teleco (dados de 2005 estimados considerando um crescimento de 90%):
Estima-se também que, no final do ano de 2005, o percentual de equipamentos ADSL em relação ao número de acessos em serviço será igual a 9,4%. Em 2004 foi de 5%.
Por outro lado, o número de usuários domiciliares de Internet não acompanhou esta tendência de crescimento e houve uma pequena queda em 2004, conforme gráfico abaixo:
Outro dado importante sobre o mercado brasileiro é que não tem havido crescimento da base de PCs no país. Segundo analistas, a maior parte das vendas tem sido para “upgrades”.
Quanto à oferta de serviços, algumas empresas já oferecem VoIP como, por exemplo, GVT , IPPhone Brasil, Nikotel , Redevox , Simphonia, Sun-isp, VOIPMAX e VoxFone. Cabe observar que muitas operadoras utilizam a tecnologia IP para seus serviços de longa distância, mas as ligações não são iniciadas na Internet, como é o caso das empresas acima.
No Brasil, do ponto de vista regulatório, VoIP não está regulamentado e é considerada apenas uma tecnologia para prestação de serviços de voz. Existem alguns pontos de conflito na legislação vigente, mas, até hoje, a Anatel tem declarado que não é necessário adaptar a regulamentação. Para prestar o serviço, utilizando-se o computador e a conexão de Banda Larga, não há restrições. Para obter plano de numeração, é necessário obter uma licença de STFC.
Quanto a demais serviços que estão sendo oferecidos em outros países, alguns existem no Brasil como Wi-Fi (doméstico ou em lugares públicos). Outros ainda não estão disponíveis como Vídeo-on-demand. E outros ainda, como Jogos e TV em Banda Larga, existem de forma precária pois a velocidade que é oferecida no mercado não é adequada.
É possível que as operadoras de TV a Cabo venham a fazer algumas ofertas mais criativas, agora que venceram a crise financeira. Mas é bom lembrar que o total de ligações de Banda Larga das operadoras de cabo é da ordem de 350 mil.
|