Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

WAP: O que é

 

O WAP (Wireless Application Protocol) é um conjunto de protocolos de comunicação e um ambiente de suporte para aplicações para terminais móveis (celulares, PDA's, etc.) desenvolvido para permitir o acesso a Internet e a serviços avançados de telefonia independentemente do fabricante ou da tecnologia de rede utilizada.

 

O ambiente WAP provê uma ponte entre os terminais móveis e a Internet ou as redes corporativas, e oferece ainda a possibilidade de fornecer um número ilimitado de serviços móveis de valor agregado a assinantes independentemente da tecnologia de rede ou do tipo terminal móvel. Os assinantes podem acessar através de um dispositivo móvel de pequeno porte a mesma informação que está disponível para um computador desktop convencional.

 

Histórico

 

Várias iniciativas independentes dos fabricantes buscaram o desenvolvimento de um ambiente que propiciasse o acesso ao conteúdo disponível na Internet a partir dos terminais móveis. Alguns sistemas proprietários chegaram a ser oferecidos, porém não estavam completamente alinhados com os padrões e as tecnologias já estabelecidas para a Internet.

 

Esta situação levou a Ericsson, a Motorola, a Nokia e a Unwired Planet (hoje Phone.com/Openwave) a fundar, no verão de 1997, o WAP Fórum com o objetivo inicial de definir um conjunto de especificações para o desenvolvimento de aplicações para redes celulares.

 

As especificações desenvolvidas para a versão WAP 1.0 não tiveram resultados satisfatórios, e a maioria dos fabricantes aguardou a versão WAP 1.1 para disponibilizar terminais celulares com essa tecnologia, sendo que os primeiros terminais chegaram ao mercado em meados de 1999. A versão WAP 1.2.1 foi finalizada em Junho de 2000, e já introduzia novas funcionalidades, tais como a tecnologia PUSH. A versão atual, a WAP 2.0, foi finalizada e disponibilizada em Janeiro de 2002.

 

Atualmente o WAP Fórum faz parte da Open Mobile Alliance (OMA), que conta com mais de 300 associados entre operadoras, fornecedores de terminais e redes celulares, empresas de serviços de tecnologia da informação e provedores de serviços e conteúdos.

 

A tecnologia WAP criou uma grande expectativa para o mercado pela promessa que fez inicialmente de prover meios para se surfar na Internet a partir do terminal móvel, criando a tão sonhada Internet móvel. Entretanto, essa expectativa não foi plenamente atendida, uma vez que as limitações inerentes ao terminal móvel (formato e interfaces) e às redes celulares da época, tornaram a navegação muito lenta e limitada. Veja maiores detalhes sobre a Internet móvel no tutorial do Teleco Aplicações Atuais e Futuras para Internet Móvel.

 

 

Acesso WAP

 

A tecnologia de acesso WAP baseia-se no modelo Internet, ou seja, os terminais móveis contém um micro navegador incorporado enquanto que o conteúdo e as aplicações ficam hospedados nos servidores.

 

O acesso WAP é feito através da rede celular usando os seguintes elementos funcionais:

  • Terminal Móvel: é um dispositivo móvel (telefone celular, PDA, etc.) que está habilitado para o acesso WAP;
  • Gateway WAP: é o equipamento responsável pela comunicação entre o terminal móvel e o servidor de conteúdo, fazendo a conversão entre os protocolos WAP da rede celular e os protocolos da Internet;
  • Servidor de Conteúdo: é o equipamento que fornece o conteúdo e as aplicações Web, seja na rede pública ou nas redes corporativas, a serem apresentados no terminal móvel.

A figura a seguir apresenta o acesso WAP.