Seção: Banda Larga

 

Wi-Fi Offload: Introdução

 

O aumento do acesso a terminais móveis (Smartphones, Tablets e Modems) deu início a um crescimento exponencial do número de conexões das redes móveis, como ilustra a figura 1.

 

mobile-white-paper-c11-520862_5.jpg

Figura 1: Crescimento global do tráfego móvel por tipo de dispositivo 1

 

De acordo com este estudo publicado pela “Cisco Virtual Networking Index”, em fevereiro de 2016, com as previsões de tráfego de dados móveis de 2015 a 2020, sugere que os dispositivos móveis inteligentes (Smartphones e Phablets) e suas conexões, irão representar 81% do total de dispositivos e conexões móveis em 2020, dominando assim o tráfego móvel [1].

 

Nesse cenário, a implantação da tecnologia LTE (Long Term Evolution) desencadeou uma pressão nas operadoras, tanto do ponto de vista do usuário quanto operacional. Para atender os requisitos do cenário criado pela chegada do LTE, é necessária uma arquitetura de rede de alta disponibilidade, rápida convergência, múltiplos serviços e flexível, que oferecem ao usuário um serviço de conexão e cobertura de qualidade, criando um grande desafio para as operadoras com a utilização de outros métodos de conexão, como por exemplo, o emprego da rede Wi-Fi [2].

 

A implantação das redes Wi-Fi, está sendo de extrema importância uma vez que escoa o tráfego de dados das redes móveis, descongestionando as redes das operadoras, através dos hotspots Wi-Fi. A utilização, das redes Wi-Fi, atua tendo um crescimento de 7 vezes no número de hotspots. Em 2015, houve 64,2milhões, de acordo com a pesquisa realizada pela Cisco Virtual Networking Index, em 2016, e em 2020, eles sugerem que este número aumente para 432,2 milhões [1]. Os hotspots Wi-Fi devem continuar desempenhando este importante papel nas novas redes, especialmente devido ao seu custo competitivo quando comparado aos das antenas tradicionais. Porém no Brasil, ainda é necessário haver capilaridade, maior qualidade e algumas evoluções técnicas nas redes Wi-Fi, como a disseminação da autenticação transparente para o usuário [2].

 

A utilização da tecnologia Wi-Fi para escoamento do tráfego de dados das redes de telefonia móvel é chamada de WiFi Offload, que será apresentada neste artigo.

 

O objetivo deste tutorial é apresentar o Wi-Fi offload como uma solução economicamente viável podendo auxiliar as operadoras no cenário atual das redes móveis.