Seção: Tutoriais Banda Larga

 

Wi-Fi e WiMAX II: Introdução

 

Nos últimos anos, as redes de computadores tem se popularizado. Há basicamente dois tipos de redes: redes com fio, utilizando meios físicos de comunicação (cabos) e redes sem fio que utilizam o ar como meio de comunicação, onde trafegam sinais de rádio-freqüência e a transmissão e recepção ocorre através de antenas, sistema Wireless.

 

Entre os possíveis sistemas de comunicação para redes wireless pode-se destacar o sistema WiFi (Wireless Fidelity), e o sistema WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access).

 

Com a popularização recente da tecnologia WiFi nas redes locais, os usuários finais tem acesso a conexão de a banda larga, visto que, o sistema permite que dispositivos se conectem à rede local (LAN – Local Area Network) e à Internet a velocidades de até 54 Mbit/s (banda larga), livres de cabos e com portabilidade, porém sem mobilidade plena, ainda que restrita a 100 metros de cada ponto de acesso.

 

O WiMax, por sua vez, integra infra-estruturas de redes que vão desde as redes de área local sem fio (LAN) até as redes metropolitanas (MAN – Metropolitan Area Network), estas sendo seu principal foco. Embora o WiMax não proporcione um novo mercado, o sistema permite a utilização da tecnologia wireless associada a redução de custos quando comparada com soluções já existentes, possibilitando o crescimento desse tipo de mercado. Os custos são menores com o WiMax, pois o seu alcance (pode-se atingir até 50 km da antena de acesso) é muito superior quando comparado ao seu antecessor o WiFi.

 

O presente trabalho de pesquisa exploratória apresenta uma descrição de duas empresas que já utilizam o sistema de transmissão WiMax em cenários diferentes e também será visto um estudo feito na universidade Pontifica em Campinas. Uma dessas empresas migrou de uma rede padrão (cabeada) para a rede sem fio, WiMax. A segunda empresa estudada migrou do WiFi para o WiMax, porém a solução adotada foi uma integração entre os dois sistemas de transmissão de dados sem fio. Já a universidade, implementou em um cenário parecido com o segundo caso que será estudado, em um processo de integração das duas tecnologias, WiMax e WiFi.

 

Objetivo

 

Tecnologias de comunicação quando utilizam meios físicos de comunicação como pares telefônicos, fibra-ótica, ADSL e cable-modem estão disponíveis para construção de redes, porém, sua utilização não permite suprir acesso com mobilidade. Essa é a motivação para a pesquisa de tecnologias alternativas de baixo custo que tenham potencial para atender esse tipo de demanda conhecida como comunicação wireless.

 

As tecnologias atuais para a implantação de redes locais sem fio (Wireless Local Area Networks - WLANs) permitem a operação desse tipo de sistema em taxas de transmissão de dados relativamente altas quando comparadas às outras redes sem fio, como por exemplo, Bluetooth. Essas altas taxas de transmissão têm interessado até operadoras de redes celulares, as quais começam a ver as redes IEEE 802.11 como um complemento às suas redes de acesso. Atualmente, a pesquisa de soluções de comunicação de baixo custo para redes de computadores é um dos tópicos mais importantes na área de telecomunicações.

 

O objetivo deste trabalho é estudar redes de comunicação sem fio, especificamente os sistemas WiFi e WiMax, observando sua operação, apresentando ainda uma avaliação de desempenho desse tipo de sistema wireless através da pesquisa exploratória onde são apresentados alguns parâmetros de desempenho e a avaliação de sistemas práticos em funcionamento.

 

Justificativa do Estudo

 

O interesse pelo tema baseia-se na sua atualidade e na possibilidade de afetar o cotidiano das pessoas, que possuem acesso à Internet rompendo as fronteiras territoriais e culturais, não limitando o acesso a países subdesenvolvidos ou cidades distantes de grandes metrópoles, além de trazer novas oportunidades de trabalho na área tecnológica.

 

O tema WiMax representa a capacidade de conectar grandes áreas geográficas sem a necessidade de investimentos em infra-estrutura de alto custo, mobilidade e acesso a banda larga para um grande número de usuários, além de apresentar promessas para permitir a inclusão digital em todo mundo, principalmente nos países e nas áreas subdesenvolvidas.

 

Metodologia adotada

 

A metodologia adotada na formulação deste estudo é apoiada em pesquisas realizadas em artigos e livros técnicos, que abrangem o assunto de WiMax, utilizando essas informações técnicas e teóricas como base para a realização do trabalho, além de pesquisas realizada nas empresas Casas Bahia Comercial Ltda e Diveo Broadband Networks Inc, auxiliando na elaboração da Pesquisa Exploratória.

 

Estrutura do Estudo

 

O tutorial parte I apresentou o padrão WiFi, definido pela recomendação IEEE 802.11, descrevendo inicialmente os conceitos de redes e a seguir as características principais da tecnologia WiFi.

 

Este tutorial parte II apresenta o padrão Wimax, definido pela recomendação IEEE 802.16, descrevendo os conceitos e as características principais da tecnologia, as recomendações desenvolvidas pelo IEEE e noções de propagação e segurança.

 

O tutorial parte III apresentará as diferenças existentes entre as tecnologias WiFI e WiMax , e a seguir a pesquisa exploratória de aplicações práticas dessas tecnologias, composta por uma descrição dos principais parâmetros relacionados ao projeto de um sistema de rede wireless, incluindo ainda valores empíricos obtidos através de pesquisa junto a empresas que já utilizam esse tipo de solução.