27/09/2012
TV Digital no mundo
Nesta Página: Acompanha o processo de implantação da TV Digital no mundo.
Implantação TV Digital no Mundo
A implantação da TV Digital passará por um período de transição, que deve durar 10 a 15 anos, no qual as emissoras transmitirão simultaneamente dois canais de 6 MHz, sendo um analógico e o outro digital.
Com a introdução da tecnologia digital na radiodifusão de TV (TV Digital Terrestre), o usuário poderá optar por uma das seguintes situações:
Este processo vem ocorrendo em vários países do mundo. No Reino Unido (UK), por exemplo, o processo iniciou-se em 1998 e 65,9% das residências já tinham acesso à TV Digital em setembro de 2005. Nos Estados Unidos o início foi em 2002 e no Japão em 2003.
América do Norte
Estados Unidos
Padrão: ATSC
Canadá
Europa
Padrão: DVB-T
Fonte: Portal da União Européia, Digitag e DVB.
Ásia e Oceania
Fonte: Forrester Research - Jul/07 e Portal da união Européia
Japão
A TV Digital terrestre se tornou disponível em todas as 47 capitais do Japão em dezembro de 2006, 3 anos após o seu lançamento em 2003. O número de domicílios que pode receber a TV digital no Japão atingiu 39,5 milhões (84%) em 2006.
A TV Digital no Japão apresenta:
Mais detalhes a implantação da TV Digital no Japão:
ARIB especificações ISDB-T: www.dibeg.org/aribstd/ARIBSTD.htm
Dibeg: www.dibeg.org
NHK: www.nhk.or.jp/english
África
Em novembro de 2010, a Comunidade de Países da África Austral (Sadc) aprovou recomendação para que seus 14 integrantes (África do Sul, Angola, Botsuana, Congo, Lesoto, Madagascar, Malawi, Ilhas Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue) adotassem o sistema europeu. Mas, como a medida não era obrigatória, o Brasil e o Japão mantiveram tratativas com os governos africanos para abrir o mercado africano ao padrão ISDB-T.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares