23/02/2007

VoIP / Telefonia IP

 

Geral Tecnologias Prestadoras

Nesta página: Conceitos de VOIP/Telefonia IP e Regulamentação aplicável.

 

Conceitos

 

VoIP 

 

VoIP é a comunicação de Voz sobre redes IP. Essas redes podem ser de 2 tipos:

O uso mais simples de VoIP é a comunicação Computador a Computador usando a Internet, sendo o skype o programa mais utilizado para este fim.

 

 

Telefonia IP 

 

Telefonia IP é a aplicação de VoIP para estabelecer chamadas telefônicas com a rede de telefonia pública (fixa e celular). Os serviços de Telefonia IP existentes são de 2 tipos:

Em ambos os casos, o usuário pode fazer e receber chamadas de outro usuário do mesmo prestador de serviços VoIP, geralmente sem custo, porém não consegue chamar usuários de outros provedores VoIP.

 

 

Telefonia Convencional x VoIP 

 

 

Característica
Telefonia Convencional
Telefonia VoIP
Conexão na casa do usuário Cabo de cobre (par trançado) Banda larga de Internet
Falta de Energia Elétrica Continua funcional Pára de funcionar
Mobilidade Limitada a casa do usuário Acesso em qualquer lugar do mundo, desde que conectado a Internet
Número Telefônico Associado ao domicílio do usuário Associado à área local do número contratado
Chamadas locais Área local do domicílio do usuário Área local do número contratado

 

 

Da mesma forma que na Internet, os serviços VoIP são Nômades, ou seja, não importa qual a localização física do prestador do serviço VoIP ou do usuário para que o serviço seja utilizado. O número telefônico, no entanto, não é nômade e está associado à área local do número contratado.

 

 

Telefones para VoIP

 

 

Os serviços VoIP utilizam telefones apropriados para as redes IP, e que são muito diferentes, em complexidade, dos telefones analógicos convencionais, por serem digitais e possuírem recursos semelhantes àqueles encontrados nos computadores. Normalmente utilizam-se os seguintes tipos de telefones IP:

Tutoriais no Teleco:

Telefonia IP

Soluções Corporativas usando VoIP

Solução Corporativa VoIP: Caso Prático

 

 

Regulamentação

 

 

A Anatel, assim como a maioria dos órgãos regulatórios no mundo, procura regular os serviços de telecomunicações e não as tecnologias usadas para implementá-los. As tecnologias VoIP servem como meio e não como fim para os serviços de telefonia. Não existe ainda uma regulamentação específica para VoIP no Brasil.

 

Entretanto, devido ao novo paradigma os serviços VoIP têm sido oferecidos no mercado de telecomunicações distribuídos em 4 classes:

 

Tutoriais no Teleco:

VoIP e sua Inserção no Ambiente Regulatório Hoje

SCM – Conceitos, Conflitos e sua Aplicação para VoIP

O que esperar dos Serviços VoIP

(Des) Regulamentação de VoIP

VOIP e novos serviços Banda Larga

Estratégia de VoIP das Operadoras de TV a Cabo

VoIP Peering: O Próximo Passo da Interconexão

FAQ sobre aspectos regulatórios da telefonia IP

 

 

Informações Adicionais

 

 

Portal Asterisk on-line: www.asteriskonline.com.br

VoIP Center: www.voipcenter.com.br

IPTelephony.org: www.iptelephony.org

 

 

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