Sprint e Clearwire anunciaram em 7/05/08 a formação de uma nova empresa que reunirá as operações de WIMAX das duas companhias.
A nova empresa, que se chamará Clearwire, contará com investimentos de US$ 3,2 bilhões da Intel, Google, Comcast, Time Warner Cable e Bright House Networks.
A Intel irá trabalhar para que os fabricantes de notebooks e outros dispositivos móveis incluam em seus dispositivos chips WIMAX. Google atuará como parceiro da Clearwire no desenvolvimento de serviços para Internet e em um protocolo aberto para dispositivos móveis de banda larga. Comcast, Time Warner Cable e Bright House Networks terão contratos para compra de serviços WIMAX no atacado da Clearwire, operando como operadores virtuais.
A participação acionária da Sprint na nova empresa será de 51% e a dos atuais acionistas da Clearwire 27%.
Este acordo é um passo importante para o sucesso do WIMAX. As duas empresas lideram a implementação do WiMAX nos Estados Unidos e possuem licenças de frequências na sua maior parte complementares.
Sprint e Clearwire já haviam anunciado em Jul/07 uma parceira para construção de uma rede Wimax com cobertura em todo os Estados Unidos. Em 09/11/07, no entanto, as empresas anunciaram o término do acordo.
Rede da Sprint
Em Jan/08 a Sprint anunciou que lançaria o seu serviços de WiMAX (Xohm) no final de abril de 2008. Esta data foi posteriormente adiada para o final de 2008 devido a dificuldades na implantação do links de conexão à Internet que darão suporte a esta rede.
A Sprint Nextel iniciou em 28/09/2008 a operação comercial de sua rede WiMAX (XOHM) em Baltimore nos Estados Unidos. A rede prove uma velocidade média de 2-4 Mbit/s para download.
Leia o Artigo:
Sprint Apostando Tudo no WiMAX, por Piter Leal
|