10/01/07

WiMAX

 

 

 

 

Sprint Apostando Tudo no WiMAX

 

 

 

Piter Leal

Consultor

 

Sprint Apostando Tudo no WiMax

A terceira maior operadora de celular dos EUA está apostando todas as fichas no sucesso do WiMax. Depois de 6 meses de intenso planejamento, múltiplas mudanças de estratégias, mudança de CEO, e contra opiniões de muitos especialistas em Wall Street, a Sprint lançará comercialmente serviços na rede WiMax em Abril de 2008. O empreendimento, que custará U$ 5 bilhões até 2010 e poderá destruir ou alavancar a operadora, será lançada como uma nova subsidiária chamada Xohm. (Veja xohm.com)

 

A Xohm quer revolucionar a internet, oferecerendo um novo modelo de negócios na indústria de celular. O usuario da Xhom irá experimentar uma fusão dos serviços de celular com conteúdos digitais, televisão e midia em um aparelho celular com qualidade de broadband nunca antes visto na industria.

 

O novo modelo da Xohm (Sprint) junta o serviço tradicional de wireless com novos produtos que irão acesar a rede wireless da WiMax , como cameras digitais, video cameras, billboards, MP3s, PMPs (Portable Media Players) e outros aparelhos que acione a internet. A Xohm quer expandir a internet para todos os lugares em qualquer aparelho eletrônico.

 

Por exemplo, a Xohm irá oferecer um serviço onde o usuario com uma camera digital conectada na rede Wimax, poderá transferir fotos de sua camera para seu computador em casa ou no escritorio através da conexão WiMax. Outro examplo seria billboards portadores do chip WiMax que transmitirão propagadas personalizadas para um usuario na rua com um celular da Xohm. Um exemplo de propaganda personalizada : Um usuario conversando no telephone na Michigan Avenue, em Chicago, irá ver comerciais no seu telefone de restaurantes ou empresas localizadas em Chicago. Em Nova York, esse mesmo usuario veria comerciais em seu celular de empresas localizadas em Nova York.

 

Outro exemplo: um usuario dirigindo um carro que tenha um chip da WiMax poderá acessar o computador em casa, baixar videos ou fotos de seu computador e mostra los no carro. E isso é somente o começo.

 

Esse novo modelo econômico dará a Xohm oportunidades de ganhar dinheiro não somente na venda de telefones celulares (como o modelo tradicional), mas também na venda de um número enorme de aparelhos eletrônicos que usarão a rede WiMax (PMPs, MP3s, cameras, geladeiras, televisores, etc). Alem disso, ao invés de ganhar dinheiro nas mensalidades cobradas aos usuarios, como no atual modelo de celulares, a Xohm quer capitalizar nos comerciais personalizados que irão ser apresentados nos aparelhos WiMax. Xohm e Google ja entraram em parceira e ambos planejam arrecadar em receitas de comerciais personalizados entre U$ 4 a 5 bilhões em 3 anos.

 

Para adicionar credibilidade na empreitada, a Sprint fechou acordos com companhias lideres em software e eletrônica : Google, para criar comerciais personalizados e oferecer ferramentas exclusivas para usuarios do Xohm, e Motorola, Intel e Nokia para fornecer WiMax chips e criar 50 millhões de produtos WiMax nos próximos 3 anos.

 

A Xohm esta apostando que consumidores, começando em Abril, irão comprar o novo serviço, adorar a liberdade de usar a internet de várias maneiras e em varios lugares, e assim, colocar a Sprint juntamente com as duas maiores operadoras de cellular nos EUA: AT&T e Verizon. Se isso não acontecer, ja há urubus bilionarios nos hedge-funds circulando a Sprint e prontos para comprar o que sobrar da empresa.

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de tel. celular?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI